Laranjeiras dos Folguedos e Tradições - Sergipe

A cidade histórica de Laranjeiras teve inicio de seu povoamento por volta de 1637 e em 1701 os Jesuítas construíram a primeira igreja com convento, a igreja do Retiro. Em 1737 construíram a Igreja da Comandaroba. A cidade foi tombada pelo IPHAN no ano de 1996.

Além do rico patrimônio arquitetônico colonial, Laranjeiras possui o maior legado de tradições folclóricas de Sergipe e do Brasil, são mais de 20 grupos folclóricos em atividade. As Festas de Reis e o Encontro Cultural de Laranjeiras acontecem na primeira semana de janeiro.

A festa de Lambe Sujo e Caboclinhos acontece em outubro, essa é outra manifestação cultural que atrai turistas, pesquisadores, alunos de universidades e o público em geral. A cidade foi cenário para a gravação da minissérie Tereza Batista Cansada de Guerra, baseada na obra de Jorge Amado.

Atualmente a cidade abriga o Campus de Artes da Universidade Federal Sergipe. O Trapiche no antigo porto do rio Cotinguiba abrigou o primeiro posto de alfandega de Sergipe. Vale a pena passear pelas ruas estreitas e colinas da Atenas Sergipana, visitar o Museu de Arte Sacra, a Casa de Cultura João Ribeiro e o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, o primeiro museu do Brasil com essa temática.

Passeio: saída 09hs/retorna 12hs – saída 14hs/retorna 17hs

Como chegar: 

A cidade de Laranjeiras está localizada apenas a 24,4 km de Aracaju. O trajeto saindo da capital pela BR 235, pega a BR 101 à direita no sentido Aracaju/Maceió.

 


Avaliações e Comentários