ANDREEYVYD 15/03/2019 17:21h 
Compartilhe

A Prefeitura de São Cristóvão mobiliza as secretarias com o objetivo de preparar a cidade para a romaria de Nosso Senhor dos Passos que acontece durante os dias 15, 16 e 17 de março. Os romeiros e peregrinos que chegarão à cidade terão espaços organizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), para a comercialização de produtos, assim como através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) será ofertado a estrutura física das escolas municipais Gina Franco, Frei Fernando e Josefa Geniza do Nascimento como forma de hospedagem temporária.

Saúde

Para os dias de Romaria, a Secretaria de Saúde (SMS) irá disponibilizar enfermeiros, técnico de enfermagem e uma ambulância que ficará de prontidão junto ao ponto de atendimento fixo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), zelando pela saúde e bem-estar dos romeiros. “Vamos estruturar dois pontos de atendimento, um na SMS, na Praça da Matriz e outro na Praça do Carmo com procedimentos de primeiros cuidados e ambulância de apoio. Teremos ainda o espaço de cuidados onde serão realizadas práticas integrativas. Uma ambulância também irá acompanhar a romaria que sai do Bairro América”, observou à diretora de atenção básica, Mayra de Oliveira Mendonça.

Limpeza e iluminação

De acordo com o secretário municipal de serviços urbanos, Genivaldo Silva dos Santos, a maior preocupação é garantir a limpeza e a iluminação para que tudo esteja em boas condições para receber os romeiros. “O trabalho também envolve a limpeza, capinação e auxílio na mobilidade urbana durante a romaria. Estamos ainda realizando uma vistoria geral na iluminação pública da região”, destacou o secretário.

Trânsito

A Superintendência Municipal de Trânsito de São Cristóvão (SMTT), para garantir a tranquilidade no trânsito e a mobilidade urbana irá bloquear as seguintes vias durante a Romaria de Nosso Senhor dos Passos: Travessa do Amparo; Rua das Flores; Rua João Bebe Água; Rua Ivo; Praça da Matriz;Ladeira INSS; Ladeira da Prefeitura;Rua do Rosário; Rua Almirante Amintas Jorge; Rua Professor Leão Magno. Os moradores serão notificados sobre o bloqueio.
O efetivo empregado durante a Romaria de Passos será de dez agentes de trânsito, dez agentes administrativos da SMTT e apoio de outras secretarias. 


Todo o material foi cedido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, e está disponível no site: http://www.saocristovao.se.gov.br/page.php?sa=0&pgref=noticia-detalhe&cod=1724



Palavas-chaves: Prefeitura de São Cristóvão, Religioso, São Cristóvão, Senhor dos Passos